Origem e Histórico - I

Segundo vetustíssima tradição, acatada pelos Sumos Pontífices que escreveram sobre o Rosário, foi o próprio S. Domingos no século XIII, quem instituiu esta valiosa Confraria. Afirma-o Sixto IV em 1478 (Bulla “Spírito Sancto afflatu”); e Leão XIII, resumindo todos os testemunhos anteriores, confirma: “Esta Associação se distingue entre todas por sua antiguidade, visto ser, como dizem, seu fundador São Domingos”. (Encíclica “ Augustissimæ Virginis Mariæ” de 12 de set. de 1897). 
 
Como a devoção do Rosário, e com ela, a Confraria desapareceu quase completamente no século XIV, sob influxo de causas que não é necessário referir aqui; mas foi reorganizada no século seguinte, pelo venerável beato frei Alano da Rocha e outros frades ilustres da Ordem Dominicana. Então ela floresceu novamente. Todos a porfia, reis e príncipes, cardiais e nobres seculares, ricos e pobres, se faziam inscrever nessa piedosa milícia. Extraordinários foram os resultados espirituais, devendo-se notar mui particularmente que na China, no Japão e no Tonquim, a Confraria do Rosário foi a instituição que mais concorreu para a conversão dos pagãos, nos séculos XVIII e XIX.
 
Durante o pontificado de Leão XIII, a Confraria do Rosário foi ereta em muitas paróquias do mundo inteiro, mais intensamente, porém, na Itália, na França, na Bélgica e na Espanha. 
 
Em nosso pais, nas cidades e nos arraiais de alguma importância, desde os tempos coloniais, foram criadas “Irmandades” sob a invocação de Nossa Senhora do Rosário. Mas nada de comum tem elas com a Confraria do Rosário de que se trata aqui. Esta era pouco conhecida. Entretanto, depois das solenes recomendações de Leão XIII, foi fundada em muitas paróquias, com grande proveito dos fiéis. 
 
A PRIMEIRA CONFRARIA DO ROSÁRIO DO BRASIL foi fundada em Uberaba - MG, pelos missionários  dominicanos franceses, em 25 de março de 1882. Desde sua fundação, até os dias atuais, ela consta de mais mais de 125.000 confrades incritos. 
 
Esperemos que dia a dia ela se implante em todo o Brasil para maior gloria de Deus, honra da SS. Virgem e bem das almas. 
 
Saída do coração apostólico de S. Domingos, a Confraria do Rosário continua pertencendo aos filhos de S. Domingos. É seu chefe supremo o Mestre Geral da Ordem Dominicana, residente em Roma. Quando se quer erigi-la canonicamente é sempre necessário um decreto de ereção por parte do mesmo Mestre Geral, como se explicará melhor adiante.  
 



Copyright © 2022 VIVERE