Devoções do Rosário - VI

1 – Festa Litúrgica do Rosário
Celebra-se na igreja universal, a 7 de outubro (em igrejas da Ordem Dominicana, no 1º domingo do mesmo mês), a “Festa do Santíssimo Rosário da Bem Aventurada Virgem Maria”, em comemoração das vitórias alcançadas sobre os Turcos pelos defensores da Fé Cristã. Neste dia é possível lucrar numerosas indulgências.
 
2 – Festa dos Mistérios
São de certo modo consideradas festas do Rosário as festas litúrgicas de seus Mistérios, a saber, pelas ordem de sua celebração, no correr do anos cristão: Natal e Reis, Sagrada Família (Encontro de Jesus), Purificação, Anunciação, Semana Santa (M. dolorosos, Páscoa da Ressurreição: Ascensão; Pentecostes; Assunção de Nossa Senhora).
 
3 – Devoção a São Domingos
Geralmente os que tem amor ao Rosário dedicam especial devoção ao seu excelso Fundador São Domingos (08 de agosto), e aos Santos canonizados da sua Ordem.
 
4 – Mês de Outubro
O mês do Rosário deve ser celebrado em todas as igrejas paroquiais, e se os Ordinários o julgarem oportuno, em todas as igrejas e capelas dedicadas a SS. Virgem. Começam os exercícios no dia 1º de Outubro e terminam a 2 de novembro. Constam da reza de cinco dezenas do Rosário, da Ladainha lauretana, e da Oração a S. José, na estação da missa ou, à tarde, perante o SS. Sacramento exposto. Neste último caso, remata-se a função com a benção. Se a igreja for pobre, basta que a ambula se coloque à porta do sacrário, e se dê a benção com ela. 
 
5 – Os Quinze Sábados do Rosário
Consiste esta devoção em comungar no decurso de 15 sábados consecutivos, em memória dos 15 mistérios do Rosário, com o fim de honrar a SS. Virgem, e por este meio obter alguma graça peculiar, quer na ordem espiritual, quer na temporal. Devem os fiéis em cada um dos 15 sábados recitar um terço do Rosário ou meditar de qualquer outro modo sobre os seus mistérios.
Esta devoção pode-se praticar em qualquer tempo. Em geral, porém, os fiéis a começam de maneira a conclui-la na véspera da grande festa do Rosário, para a qual destarte, ela serve de preparação.
Havendo algum obstáculo, a comunhão pode ser transferida do sábado para o domingo.
Outros fazem os 15 domingos, com as mesmas indulgências.
 
6 – Novena a N. S. do Rosário
Esta novena pode-se fazer em qualquer época do ano, em público ou em particular. Qualquer prática de devoção em honra da SS. Virgem é suficiente para se lucrarem as indulgências concedidas pela Santa Sé.
Mas haverá outra mais conveniente o que a pratica do Rosário, em cuja honra se faz a novena?
 



Copyright © 2022 VIVERE