Natureza do Rosário - III

O Rosário compõe-se de 200 “Ave Marias” ou sejam 20 dezenas de “Ave Marias”, cada uma delas precedida de um “Pai Nosso”, seguida em um “Gloria ao Pai”, e consagrada à contemplação ou meditação de um dos 20 principais Mistérios da Religião.
 
Destaquemos os vários elementos:
1.° - são 200 Ave Marias;
2.° - divididas em 20 décadas ou dezenas;
3.° - cada dezena precedida de “Pai nosso”, e seguida do “Glória ao Pai”;
4.° - consagrada à contemplação dos mistérios.
 
Os três primeiros itens não oferecem dificuldade. Notaremos apenas que o acréscimo de um “Gloria-Pai” depois de cada dezena, embora seja costume velho de três séculos, e muito recomendável, não é indispensável para se lucrar as indulgências. Na Itália e em outros países, quando o Rosário é rezado por intenção dos defuntos, essa oração é substituída pela forma final” Réquiem etérnam, etc...”.
 
A muitos talvez parecerá que sabem rezar o Rosário, ou o Terço, como dizem, porque conseguem enfileirar imperturbavelmente os “Pai nossos”, “Ave Marias” e “Gloria ao Pai”, segundo a ordem das contas grossas ou pequenas que lhes correm entre os dedos, quando no entanto estas pessoas desconhecem por completo aquilo que constitui como a alma do Rosário. Acaso chamamos “homem” a um corpo sem alma? Tão pouco podemos chamar “rosário” uma reza de Ave-Marias, que é só reza, pronunciada pelos lábios, e não oração mental, que brota da inteligência e do coração.
 
Ê, pois, elemento essencial, indispensável no santo Rosário, a contemplação ou meditação dos 20 Mistérios. Tão indispensável como a própria recitação do Pai -nosso e das Ave Marias (1).
 
Os Mistérios do Rosário dividem-se em quatro séries ou grupos de cinco, formando cada grupo um todo completo, chamado “terço”.
 
-------
(1) Declarou todavia Bento XIII, em sua Bula “Pretiosus” de 26 de maio de 1727, que as pessoas rudes, as crianças, os doentes, e todos os que são incapazes de meditar os mistérios, podem lucrar as indulgências do Rosário pela simples recitação das orações; mas devem ter a intenção geral ou implícita de honrar esses mesmos mistérios. Esteve neste caso a futura Sta. Bernardette, pouco antes das Aparições de Lourdes, pois ela era muito ignorante e atrasada.  
 



Copyright © 2022 VIVERE