Vantagens e Privilégios - III

─ A primeira vantagem de que gozam os membros da Confraria do Rosário (entende-se dos que procuram ser membros dignos), é uma proteção especial da Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus, pois que este é um dos fins da Confraria, determinado pela própria a Igreja, e tão seguramente alcançado, quão certo é, pelas palavras de Jesus, que Deus atende nossas orações. Aliás, a longa e gloriosa história da Confraria aí está para atestá-lo: a Rainha do céu e da terra se fez Protetora e Mãe misericordiosíssima de todos os que tomam o doce compromisso de louvá-la, por meio do Rosário. 
 
─ A segunda vantagem, é uma participação especial, em vida, na hora da morte e depois da morte, em todas as orações e boas obras de todos os demais membros da Confraria.
Precioso benefício, este! Geralmente, nos piedosos sodalícios, o cabedal espiritual que se põe em comum, e aproveita a cada um dos membros, compõe-se apenas dos exercícios e obras que os outros membros fazem por obrigação do sodalício. Ao passo que na Confraria do Rosário, ajuntam-se, para formar um tesouro espiritual comum, todas e quaisquer obras meritórias ou penitências realizadas, seja obrigatória ou espontaneamente, por todo e qualquer membro da Confraria.  
Todo confrade, portanto, participa nesse tesouro imenso que se acumula desde sete séculos, obtendo desta maneira um sem número de graças a que, por sua indignidade pessoal, não fazia jus, e alcançando uma diminuição da pena temporal ainda devida à Justiça divina, pelos pecados já perdoados. 
Digno de nota é que tão larga participação nos méritos e satisfações dos outros membros da Confraria, ─ entre os quais há centenas de Santos, ─ não se realiza apenas nesta vida presente, mas também na hora da morte, e depois da morte. Pois a morte não dissolve os “laços de fraternal caridade” que unem os confrades do rosário. Os confrades vivos recebem benefícios dos confrades defuntos, que já estão na glória; aqueles que estão no Purgatório recebem auxílio dos membros ainda vivos; e os moribundos, na hora do trespasse, são auxiliados de ambos os lados, pelos confrades vivos e pelos Santos do céu. 
 
─ Pelo fato de pertencerem à Confraria do Rosário, os fiéis são como filiados à Ordem de São Domingos e participam em todos os seus méritos e privilégios espirituais. Poderão avaliar a grandeza dessa participação os que conhecerem perfeitamente aquela Ordem. Bastará   lembrar que ela é composta de três ramos principais. O primeiro é o dos FRADES DOMINICANOS, que conta em suas fileiras doutores da Igreja, sábios, missionários, mártires, papas, bispos, etc. O segundo é das MONJAS DOMINICANAS, contemplativas enclausuradas, que oferecem a Deus a homenagem de suas orações e sacrifícios. Enfim, existe os LEIGOS DOMINICANOS (ORDEM TERCEIRA), homens e mulheres, que, ocupados nos negócios e afazeres seculares, são, assim mesmo, verdadeiros membros da Ordem Dominicana, e vivendo de seu espirito segundo uma Regra própria, se santificam e dão ao mundo o exemplo duma vida perfeitamente cristã. Abrange as diversas Congregações modernas de Irmãs Dominicanas que, vivendo em Conventos sem clausura propriamente dita, se dedicam ao ensino e às obras de caridade. 
Nessa Ordem muito se reza diariamente pelos irmãos falecidos. Cada sacerdote tem obrigação de aplicar anualmente 33 Missas segundo essa intenção. Os Irmãos leigos e as Irmãs têm também a este respeito obrigações bastante numerosas. De semana em semana e de quando em vez no ano, celebram-se missas conventuais, e fazem-se orações para os defuntos em todos os conventos da Ordem. 
De todos esses merecimentos orações e sufrágios participam, na vida e na morte, os irmãos do Rosário!
 
─ Enfim, os Confrades do Rosário podem lucrar todas as indulgências que serão indicadas mais adiante. Todas elas, menos a da hora da morte, são aplicáveis por via de sufrágio às almas do Purgatório. Constituem um tesouro da Igreja universal, onde os confrades encontram com que pagar as dívidas de seus pecados e aliviar os Irmãos falecidos.    
 



Copyright © 2022 VIVERE