Rosário Material - VII

1 – Matéria e forma
As contas e a corrente ou cordão, com que é feito o rosário podem ser de qualquer matéria, contanto que tenha certa solidez.
Deve ser de cinco, dez, ou quinze de dezenas ou vinte dezenas.
Dá –se ao rosário, ou coroa, de cinco dezenas o nome de terço; o de dez não tem nome especial e quase não se usa.
Para que seja perfeito o rosário material ou terço, ou coroa, não é mister que se lhe adicione a cruz, nem as três contas quo muitos fabricantes lhe acrescentam.
O simples terço, com suas cinco dezenas recebe as mesmas bênçãos, e produz os mesmos frutos espirituais, que o rosário de quinze ou vinte dezenas, e tanto faz rezar quatro vezes o terço como uma vez o rosário.
 
2- DIVERSO USOS
Depois de bento, o rosário ou terço serve para se rezarem muito exatamente os mistérios e as orações dor Rosário. Não é, porém mister rezar por ele, para lucrar a maior parte das indulgencias próprias do rosário, porque estas, em geral, são pessoais, e se lucram pela simples recitação das orações acompanhada da meditação dos mistérios. Apenas para a indulgência “parcial em cada conta” é necessário o uso do rosário material.
Pela benção que recebe, ele se torna um sacramental, que possui a eficácia de rezarmos com fruto o Rosário de Maria.
 
3 - A BENÇÃO DO ROSÁRIO MATERIAL
O Rosário material para poder produzir os efeitos a que nos referimos, deve ser bento por um padre da Ordem de S. Domingos, ou pelo Diretor de alguma Confraria canonicamente ereta, ou por qualquer sacerdote competente autorizado pela Sagrada Penitenciária, a pedido do Bispo Diocesano.
A benção pode ser dada do alto do púlpito e em geral, isto é sobre grande número de rosários. Sob pena de nulidade; deve-se empregar a formula que se acha no Ritual dominicano, sob a rubrica “Benedictio Rosariorum”.
O rosário não perde a benção e as indulgências pela morte de seu proprietário, nem se for dado ou emprestado a outra pessoa; mas sim no caso de ser vendido. Outrossim, não perde nem a benção nem as indulgências, quando se substituem quatro ou cinco contas que perderam, ou quando se quebra e é de novo enfiado, seja ou não pela mesma ordem.
 



Copyright © 2022 VIVERE